domingo, 13 de março de 2011

Últimas aquisições :)













12 comentários:

Luís Froes disse...

Caro João,

Que grande coincidência! Li a Obra ao Negro e Lolita há duas semanas, os dois de seguida.
Se é para si uma estreia (será?), invejo-lhe a sorte, porque se trata de duas obras-primas cuja primeira leitura nos traz um prazer difícil de exprimir.

Zenão (maravilhosa criação de Yourcenar) ficará para sempre guardado na minha memória e no meu pensamento como uma das mais fulgurantes personagens literárias de todos os tempos.

Abraço,
Luís

Il Dissoluto Punito disse...

Luís,

Li Lolita, numa tradução portuguesa, há cerca de vinte e cinco anos... Desta feita, optei por uma tradução francesa - que muito prezo - da mesma obra :)

Raul disse...

O que torna fascinante a leitura de Yourcenar é a sua profundíssima cultura clássica. Sem essa bagagem não se produziria tamanha sensibilidade. O mesmo se passa com Jorge Luís Borges e com a nossa Sophya de Mello Breyner. Três génios que o Nobel da Literatura esqueceu. Infelizmente no Portugal de hoje a Cultura Antiga está votada ao desprezo

Raul disse...

Na Fnac do Chiado estava no último fim de semana um filme japonês que ganhou em 2008 o óscar de melhor filme estrangeiro: "Despedidas". Uma maravilha a pensar neste momento em que esta sociedade está a ser tão castigada e que de uma forma tão exemplar, sem paralelo no Mundo, tem respondido.

AnaV disse...

Gostei imenso do Lolita! A Yourcenar também, mas não tanto, li a tradução, talvez deixasse um pouco desejar... ou talvez eu fosse muito nova para compreender a profundidade da coisa!

AnaV disse...

O Lolita, curiosamente, também li numa versão francesa...

portasabertascadeirasaosoco disse...

Boas malhas essas do Miles,belas compras.Aposto que o Dissoluto não chegou a comprar o "modern cool" da Patricia Barber,ai ai,devía,e ele agora anda por aí barato.

Il Dissoluto Punito disse...

Portas,

Estás muito enganado! Procurei que nem um doido o dito registo da Barber - por tua exclusiva responsabilidade, sublinho" -, sem sucesso!

Acaso não o terás em formato digital?

portasabertascadeirasaosoco disse...

Dissoluto,tenho sim senhor,posso mandar-to pelo correio á moda antiga e de borla ou de uma outra forma que sugiras,esse disco nunca mais vai parar de tocar aí na tua discoteca.E de bonus ainda te ofereço outra cópia do "mitologies" um dos ultimos dela senão mesmo o ultimo,ambos com excelcias gravações a meu ouvir audiófilas quanto baste.Perdão,o ultimo é o "cole porter song book" se não estou em erro crasso,mas de cole porter já anda o mundo cheio e esse não traz nada de novo a bem dizer.
Mas quero já avisar que a mulher é avessa a cópias !!! não é que aqui há uns anitos lhe pedi um autógrafo no fim do concerto e ela,enfim,já tinha emborcado uns bons brandys (suponho que era licor beirão) durante o concerto e aparece-me com cara de enjoada e quando viu que ía autografar um disco copiado.......embora com capa muito gira feita por mim mesmo.....soltou-me um rosnar etílico que me tirou a tu.....toda :) enfim,salvou-se o gatafunho mas acima de tudo a grande artista que ela é.A não perder.
Sugere como mandar isso,a AZAI foi de férias :))) e não tarda muito o mundo vai acabar.

Raul disse...

"...soltou-me um rosnar etílico que me tirou a tu.....toda :)"
Minha nossa! caro Portas! Uma criança como a da fotografia já é assim tão desenvolvidazinha e sabe tanto?!
Não leva a mal um bocado humor?

portasabertascadeirasaosoco disse...

Raul muito bom dia.De facto essa criança sou eu mesmo,ao vivo e....a preto e branco,que era o usual naquele tempo.Achei piada ter essa foto como imagem de perfil,tem muito a ver comigo,e no fundo é um apelo para que eu não deixe morrer essa criança que me dá cor ao mundo.
Claro que eu não levo a mal,porque razão?sempre que leio os seus post vejo que é uma pessoa educada e respeitosa,fique á vontade,brincar é comigo e aqui é tudo virtual,até as brincadeiras :)
Abraços

Il Dissoluto Punito disse...

Portas,

Seria possível enviar-me o seu mail para il.dissoluto.punito@gmail.com?