quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Triunfo d´A Matos


(Elisabete Matos)

Simpaticamente, o Paulo (Valquírio) inteirou-me sobre a prestação de Elisabete Matos, na sua estreia no Met, como Minnie (La Fanciulla del West - G. Puccini).

A entrada de La Matos no Met é o corolário de uma carreira absolutamente notável, conquistada passo a passo, longe da Lusitânia. A partida foi um imperativo, condição sine qua non do sucesso, sejamos honestos.

Tive a felicidade de assistir à sua memorável Tosca, ao nível das top - top. Pelo caminho, foi conquistando terreno, nos mais respeitáveis palcos líricos do mundo. Por fim, chegou ao cume da montanha mágica, sediada em NYC.

Doravante, só há que manter o nível e... assumir os papéis que são seus: Lady Macbeth, Abigail, Isolda, Turandot, Gioconda, and so on!


















nota: no próximo Verão, A Matos incarnará Lady Macbeth, a 12 de Agosto... em Salzburgo!

11 comentários:

Paulo disse...

Convém notar que, antes de Salzburgo, vem a Isolda em Oviedo (Janeiro) e Nabucco em Roma (Março), com Ricardo Muti.

J. ildefonso. disse...

O Macbeth de Salzburgo também é com o Muti, não é?

Il Dissoluto Punito disse...

É o Muti que dirige, sim :)

Sofia Pinto disse...

Brava! Que maravilhosa prenda de Natal!

FanaticoUm disse...

É um motivo de grande orgulho para todos nós e uma bela prenda de Natal!

Fernando Vasconcelos disse...

Aproveito para lhe desejar um Santo Natal junto dos que lhe são queridos e claro com semelhante prenda ...

Anónimo disse...

Este êxito é tão esperado e compará-la com a Voigt é como dizia a outra a propósito da minha Tebaldi "é comparar champanhe com coca-cola".Aliás já aqui eu e o Paulo havíamos falado da vantagem da Elisabete Matos a propósito de uma Gioconda que eu adqueri com a Voigt e de um exemplo que o Youtube tem do Suicídio.
Eu se estivesse em Lisboa ía a correr a Oviedo ver a sua Isolda, por causa da ópera, da Matos e de Oviedo, capital das Astúrias, a essência do medievalismo ibérico, o foco da Reconquista, donde nascemos. Isolda, a personagem por excelência do romance medieval, a Matos, uma mulher das Taipas, Guimarães, o nosso coração medieval, Oviedo, o medievalismo ibérico. Tudo se conjuga para haver milagre. Eu iria em viagem de iniciação para ouvir a sacerdotiza.
RAUL

Anónimo disse...

Este êxito é tão esperado e compará-la com a Voigt é como dizia a outra a propósito da minha Tebaldi "é comparar champanhe com coca-cola".Aliás já aqui eu e o Paulo havíamos falado da vantagem da Elisabete Matos a propósito de uma Gioconda que eu adqueri com a Voigt e de um exemplo que o Youtube tem do Suicídio.
Eu se estivesse em Lisboa ía a correr a Oviedo ver a sua Isolda, por causa da ópera, da Matos e de Oviedo, capital das Astúrias, a essência do medievalismo ibérico, o foco da Reconquista, donde nascemos. Isolda, a personagem por excelência do romance medieval, a Matos, uma mulher das Taipas, Guimarães, o nosso coração medieval, Oviedo, o medievalismo ibérico. Tudo se conjuga para haver milagre. Eu iria em viagem de iniciação para ouvir a sacerdotiza.
RAUL

Il Dissoluto Punito disse...

Fernando,

Um feliz natal para si também!

Hugo Santos disse...

Os meus augúrios confirmaram-se. "Long live La Matos!"

Mr. Lg, el Mister disse...

Caros,
So, so…
Pois então Matos interpretou Minnie da Fanciulla a 22 de Dezembro sob a direcção de Luisotti, ainda ontem substituiu Voigt no Met no mesmo papel at the Met sendo muito bem aclamada pela critica, o que já não é mau (dependendo, como sabemos, muito do que é essa crítica :-| ); já foi em Strasburgo uma Lady Macbeth muito aclamada; vai ser também a mesma personagem a 12 de Agosto próximo para Muti; já substituiu Maria Guleghina na Turandot (nada mais, nada menos do que o super role) em Valência sob a direcção de (nada mais, nada menos…) de Lorin Maazel…
Matos na realidade subiu alto no firmamento da lírica a nível mundial. De tudo isto me regozijo, e regozijemo-nos, então. Mas…
Soa ainda a SER RAINHA POR UM SÓ DIA. Tornou-se sem dúvida alguma a Soprano a quem os grandes teatros recorrem quando querem escalar para as suas Récitas um elenco… B, não A.
É Tatiana Serjan quem trem a primazia na Lady para Muti em Agosto em Salzburgo; ainda é Voigt quem é a primeira escolha do Met para Minnie…
Na minha modesta opinião, ainda não chegamos BEM, BEM ao topo.
Embora… as noticias que já recebemos hoje do Met nos dizem que a Matos de novo recebeu um grande triunfo.
SERÁ, NA REALIDADE PARA ELA
…para nós…
A HORA DA MERECIDA CHEGADA AO TOPO?
LG