terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Caimão


(Cartaz publicitário de O Caimão, de Nanni Moretti)

Depois de O Quarto do Filho, O Caimão é, para este escriba, a obra maior de Nanni Moretti. Nele, o próprio Moretti, num furtivo quarto de hora, compõe um Berlusconi esplendoroso: patético, vil e de um populismo que roça o reles. À côté, a personagem que o actor / realizador compõe fascina-me pela elevação e grandiosidade demagógicas. Isso mesmo.

Conhece o avisado leitor, no cinema, maior expoente do que o presente em matéria de demagogia pura e dura? Eu não!

Notável.

5 comentários:

Anónimo disse...

caro joão, gostaria de lhe pedir uma sugestão, e se houver mais para alem da sua, serão bem-vindas.
Se tivesse de sugerir a alguem uma gravaçao em cd da Lohengrin qual seria?

Il Dissoluto Punito disse...

Daniel,

Aqui vão duas, que conheço e admiro: Abbado (DG) e Kempe (EMI). Pelo que consta Solti (DECCA) também é recomendável. EM dvd, Abbado (várias etiquetas, com Domingo e Studer) é uma boa escolha e Schneider (DG )aguarda a minha apreciação, por ora.

Anónimo disse...

Daniel,
Há boas gravações do Lohengrin, mas esta é uma das óperas que tem uma gravação de referência:
Kempe:Thomas, Grummer,Fischer-Diskau, Ludwig, Frick, Wiener (1964). Esta gravação, onde tudo é perfeito, tem o seu momento mais alto, sem rival em nenhuma outra, no início do Segundo Acto no dueto Ortruda-Telramund protagonizado pela divina dupla Diskau/Ludwig.

Anónimo disse...

Eu só este mes comecei a dar os primeiros passos em Wagner e comecei por essa mesma gravaçao em dvd com Abbado e Domingo, da qual gostei bastante, mas poderia haver gravaçoes em cd mais interessantes. João e Raul, muito obrigado pelas sugestões.

Anónimo disse...

Daniel,
Outra gravação muito boa é:
Solti/OFViena: Domingo, Norman,Niemsgern, Randova,Sotin,Fischer-Diskau (1985)
A gravação do Kempe é também com a Filarmónica de Viena.
Eu tenho o video Abbado, Domingo, Studer e concordo plenamente com o caríssimo Dissoluto.