segunda-feira, 19 de maio de 2008

As Tosca da minha vida

Da Tosca ora em cena no São Carlos, muito ecos me têm chegado, o mor das vezes abonatórios. Evidentemente, pronunciar-me-ei após 23 de Maio, dia da récita a que irei assistir.

Espiritualmente, a preparação para a dita récita já teve início.

Pessoalmente, há três grandes e incontornáveis Tosca. Advirto que a minha cdteca conta com inúmeras, algumas bem dispensáveis...

As proposta que aqui faço baseiam-se, não em figuras isoladas, mas antes em interpretações da obra, no sentido mais amplo e vasto.

Estranhará, porventura, o leitor algumas ausências: Milanov, Tebaldi, L. Price, Taddei, Nilsson, Corelli, Domingo, Pavarotti, Caballé, Freni, etc. A verdade é que estas criaturas semi-divinas brilharam como intérpretes em Tosca, embora tivessem integrado "equipas" algo deficitárias...

Em todo o caso, obviamente, o critério é meu! Ei-las, portanto:

4 comentários:

Hugo Santos disse...

A Gheorghiu é uma boa intérprete da Tosca, mas no estúdio. Ao vivo, parece-me que as coisas não correram assim tão bem. Do meu baú de preciosidades, gostaria de salientar uma Tosca gravado ao vivo no MET em 1970 com a Elinor Ross, o Carlo Bergonzi e esse grande cantor-actor que foi o Anselmo Colzani.

Anónimo disse...

Exceptuando a Callas o meu desacordo é total. Callas, Tebaldi e Price, di Stefano, Domingo, Pavarotti, del Monaco, Corelli, Bergonzi, Gobbi e Taddei no primeiro patamar. Nenhuma interpretação presnte faz esquecer as do passado. Sim, Hugo Santos, a Gheorghiu, pelo menos em estúdio, é a melhor Tosca gravada nos últimos tmpos.
BTW o Hugo recebeu o meu mail ?
RAUL

Hugo Santos disse...

Sim, recebi. Muito obrigado.

Moura Aveirense disse...

Se bem que vocalmente pode não ter sido a melhor das versões, cenicamente foi perfeita, a "Tosca" que vi no verão passado no Lago Constance. Acho que repete este ano, logo se puderem não percam!

Saudações, Moura Aveirense